TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

quarta-feira, 28 de março de 2012

TEMA "BOLHA"

Principais Objetivos
 Ampliar o potencial do aparelho fonador com movimentos respiratórios de “aspirar” e de “inspirar”;
 Desenvolver a coordenação viso motora;
 Estimular a criatividade;
 Reconhecer as cores primárias e secundárias (verde e laranjada);
 Promover momentos de interação;
 Reconhecer a palavra “Bolha”, estabelecendo a relação letra/som;

O que fazer?
 Organize previamente o material para cada etapa da atividade: Corrida de sopro: bolinhas de crepom nas cores a serem exploradas, canudinhos e uma mesa (ou chão limpo). Fazendo bolhas: detergente líquido (abundante), pouca água para não diluir muito e anilina líquida na cor desejada (umas 15 gotas para 1/3 de copo de 200ml)... tudo misturado num copo descartável e um canudinho para cada cor e para cada aluno; papel A4 branco e muito fôlego! Palavra do dia: uma tira com a palavra inteira e as letras recortadas para montar;


 Proponha uma corrida de sopro, utilizando canudinhos, bolinhas de papel crepom de cores diferenciadas. Esta atividade será uma preparação para a criança soprar as bolhinhas de sabão coloridas sem o risco de ingerir detergente;
 A seguir, comece com uma conversa informal sobre os materiais disponíveis na mesa (previamente preparada e forrada) e fale sobre os cuidados a serem seguidos;
 Então, inicie a divertida experiência de soprar e as bolhas coloridas vão começar a aparecer...
 Assim que o copo começar a transbordar, comece a encostar a folha de papel A4 branco sobre as bolhas, mesclando as cores e em todos os espaços da folha até que cada um fique satisfeito com o resultado;
 Finalmente, hora de trabalhar a palavra: letra inicial e final, som de cada letra, nome da letra, número de letras, levantamento de palavras que podem ser formadas com as mesmas letras de “bolha” e tudo mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...