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By Ferramentas Blog

Quem sou eu

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Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Segundo Capítulo:
 Conhecer as crianças de perto... realizando um simples teste de forma lúdica e descontraída para identificar o que cada uma já sabe!
 Neste teste, prioriza-se: a escrita do prenome e da data; reconhecimento das letras do alfabeto (nome da letra, palavras que comecem com aquela letra e pode-se pedir para a criança escrever); identificação dos numerais de 0 a 9 (e pede-se que representem com os dedinhos); reconhecimento das figuras geométricas (triângulo, quadrado, retângulo e círculo) e as cores: azul, vermelho amarelo e verde. No caso das figuras geométricas e das cores, é fundamental utilizar os blocos lógicos! Atenção! Este teste foi elaborado pela equipe pedagógica da Escola Classe 45 de Ceilândia;

 Elaborar um relatório descritivo, informando o nível da Psicogênese em que a criança se encontra, o que ela já sabe e o tipo de atividade mais adequada para ela.

Quarto Capítulo
 Elabore algumas recomendações gerais para o professor que está atuando com o ANEE.
 Reúna-se com os professores para: propor ações para o trabalho a ser desenvolvido com o aluno especial, entregar uma cópia do relatório (elaborado a partir do teste) e orientar no preenchimento do formulário de “Adaptações Curriculares” (bimestral).

Confira a proposta de “Recomendações Gerais” elaborada pela professora Veroneide, minha companheira de Sala de Recursos:
 Até o horário do intervalo o aluno deve participar de todas as atividades normais da turma e fazer os mesmos exercícios. A professora pode aproveitar a mesma tarefa para trabalhar a dificuldade específica do aluno. Essa atividade não deve ser corrigida e sim, apreciada pela professora com palavras positivas de incentivo;
 Após o intervalo, depois que a turma voltar a calma e estiver realizando uma atividade que não necessite tanto do auxílio da professora orienta-se que seja dada uma atividade dentro do nível apresentado pela criança com intervenção direta da professora ( de preferência sentada ao lado da criança), esse procedimento não deve ultrapassar 15 minutos. Essa atividade deve ser corrigida e sempre com palavras de incentivo;
 As atividades para casa devem ser curtas, de preferência com apenas um comando e previamente explicadas ao aluno pela professora para que ao chegar em casa ele já saiba o que deve ser feito, a frequência deve ser combinada com os pais e deve se seguir uma rotina, no mínimo 2 e no máximo 3 vezes por semana;
 Os ENEE`s têm direito a realizar uma prova personalizada depois de fazer a prova bimestral junto da turma. Essa prova deve ser aplicada em horário contrário e ambiente tranqüilo. Deve constar apenas questões relacionadas às habilidades definidas na adequação curricular do bimestre. O responsável receberá as duas provas na reunião de pais.
 Se o professor notar alto grau de dispersão do aluno em algum momento da aula, sugere-se uma breve parada na atividade que está sendo realizada para que o mesmo saia da sala para um passeio em áreas calmas e de preferência com vegetação (no caso de portadores de TGD e crianças pequenas o professor ou monitor deve acompanhar nesse passeio). O aluno maior pode se ausentar da sala sozinho sendo orientado a fazer algum favor para a professora como entregar um bilhete, lavar um pano, pegar algum objeto, etc.
 Também é direito do ENEE um ledor durante a realização da prova personalizada. Isso poderá acontecer quando o aluno escreve mas ainda não lê, então o professor lê para ele, o aluno compreende, interpreta e redige. Quando o aluno não lê nem redige o professor lê, o aluno compreende, interpreta, dá a resposta oralmente e o professor registra FIELMENTE o que foi dito pelo aluno. Nesse caso sugere-se a presença de uma testemunha, que pode ser outro professor, coordenador ou profissional da Sala de recursos.

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