TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Amigos não contam cromossomos...

DIA 21 DE MARÇO – Dia Internacional da Síndrome de Down

Definição
O nome da Síndrome é denominada Down tendo em vista que a sua descoberta/descrição foi feita pelo médico inglês Langdon Down. Foi ele, quem pela primeira vez, identificou, em 1866, as características de uma criança com a síndrome, ou seja: atraso no desenvolvimento das funções motoras do corpo e das funções mentais, o bebê é pouco ativo e apresenta dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros (o que se denomina hipotonia)
Esta síndrome é causada pela trissomia do cromossomo 21, tem uma incidência de cerca de 1 em 600 na população jovem, porém o risco aumenta com a idade materna, podendo ser de 1 a 4% em mulheres de mais de 40 anos.
As principais alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determinam as características típicas da síndrome. São elas:
 Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;
 Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;
 Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.
Curiosidade
Você sabe por que o dia 21 de março foi escolhido como sendo o Dia Internacional da Síndrome de Down?
Simples... o mês de março foi escolhido por ser o mês três, considerando que a Síndrome de Down é fruto de uma trissomia (três)... e o dia é 21 porque a trissomia ocorre no cromossomo de nº 21, portanto, 21/03.

Para saber mais:
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-down/
http://www.coladaweb.com/biologia/genetica/sindromes-geneticas/sindrome-de-down
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/tag/sindrome-de-down/
http://www.itsnormaltobedifferent.com/pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...