Olá pessoal! Sejam todos bem vindos ao nosso blog!!! Aqui você encontra histórias e adaptações sobre diferentes temas... com a utilização de técnicas diversificadas e materiais simples e de fácil acesso... Além disso, você conta com alguns vídeos sobre os projetos que eu, professora Deise, desenvolvo há alguns anos... Agora, é só curtir, aproveitar e compartilhar...
TRADUÇÃO/TRANSLATOR
Quem sou eu
- Deise ama histórias
- Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
- Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!
quarta-feira, 14 de março de 2012
Projeto África de A a Z
- 20/11/2011: Dia da Consciência Negra -
Período de duração: 07/11/2011 a 28/11/2011
Objetivos:
- Valorizar a cultura africana;
- Discutir a valorização da cultura negra e a relevância desta data (20/11 - Dia da Consciência Negra);
- Reconhecer as raízes africanas que todos os brasileiros tem, independente de cor de pele e cabelo;
- Reconhecer e identificar costumes, termos, danças e músicas africanas presentes na cultura brasileira;
- Estabelecer relações entre a cultura africana e a cultura brasileira;
- Refletir sobre a realidade cultural, social e econômica dos países africanos estudados;
- Refletir sobre os provérbios africanos e adinkras;
- Desenvolver uma atividade da turma sobre a visita da menina Lelê;
- Desenvolver atividades artísticas com mandalas e adinkras.
Principais Ações
10/11/2011: Abertura do Projeto com a história “O cabelo de Lelê” com as africanas Abimbola e Amadi (nigerianas) no turno matutino e com as africanas Amira e Awena (quenianas) no turno vespertino. Local: pátio e em dois momentos: E.I. até 2º e depois 3º ao 5º ano;
Painel Coletivo “Continente Africano e Brasil”: confecção com a coordenação e supervisão. Professores e alunos podem fazer a seleção imagens de celebridades negras brasileiras e internacionais, imagens do povo brasileiro e do povo africano, imagens de flora e fauna brasileiras e africanas etc;
Distribuição e escolha entre os países africanos, por turma (e texto de apoio) - um país para cada turma (31 países). A boneca Lelê irá visitar o referido país (de acordo com a escala previamente definida);
Horas Cívicas Temáticas com a direção: 16/11 (aspectos culturais da Angola e destaque para a Miss Universo – 2011: uma angolana; ressaltar que a partir de hoje a menina Lelê estará visitando as salas de aula em busca de suas origens) e 21/11 (relato das visitas realizadas por Lelê e identificação das classes que ainda vão receber a visita da menina). Nestas duas semanas serão tocadas músicas afro;
Visita da menina Lelê (levada por uma das africanas): seguirá a escala. Diariamente, a menina Lelê visitará 4 turmas (uma antes do intervalo e outra após, nos dois turnos);
Provérbios Africanos e adinkras: estarão fixados pela escola;
Laboratório de Informática: estará agendado exclusivamente para este projeto no período de 21/11 a 25/11 com as turmas de 4º e 5º anos;
Atividades com mandalas: confecção de mandalas com CDs e DVDs usados (colar a mandala colorida pela criança e pendurar nas salas); criar a mandala da turma e fixar na porta;
Atividades com adinkras: escolher dentre os adinkras/símbolos: Qual adinkra é a “cara” da minha turma? ou Com qual adinkra eu me identifico mais? Jogo da memória etc;
Vocabulário: levantamento do vocabulário que usamos no Brasil e que é de origem africana;
Confecção de bonequinhas: com a utilização de contas, tecido (tipo chita), tiras de malha e biscuis de flor;
Culminância: Desfile “Países Africanos” com um casal representando cada país.
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