TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

CADA ATENDIMENTO, UMA PALAVRA CHAVE... O NOSSO TEMA!

TRABALHANDO A PALAVRA CHAVE DO DIA...
A palavra chave do dia nada mais é do que o tema central a ser trabalhado em cada atendimento na Sala de Recursos... Então, mãos à obra!
1. FOTO
Principais objetivos:
o Trabalhar o autoconceito e a autoestima da criança;
o Promover momentos de interação e socialização;
o Reconhecer o ambiente escolar da sala de recursos;
o Interagir com as professoras da sala de recursos;
o Estabelecer a relação letra/som da palavra chave do dia;
o Verbalizar palavras de acordo com a letra apresentada;
o Estimular à leitura.
O que fazer?
 Vivenciar momentos de ludicidade com a utilização de diversos acessórios. Livremente, as crianças do grupo de atendimento se transformarão em modelos, piratas, Chaves e tantas outras personagens;
 A performance predileta da criança é fotografada e tudo vira uma grande diversão!


 Após esta etapa, as crianças vão descobrir que palavrinha vai aparecer na “preguicinha”... neste caso, FOTO, e esta deverá ser explorada ao máximo: quantas letras tem? nome de cada letra; letra inicial e final; sons de cada letra; palavras que comecem com cada letrinha (objetos, nomes próprios, animais etc); quem tem alguma dessas letras no nome etc etc;


 Vamos brincar de montar e desmontar a palavra;
 Finalmente, a criança leva a palavra inteira e também separada em letras para casa e com um texto de orientação aos pais sobre o que fazer com este material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...