TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pensando no aluno TGD...


O CASO DO ALUNO “ALFA 1”[1]

         O aluno “Alfa 1” é o segundo de dois filhos e mora em residência própria, próximo da escola, com os pais. Trata-se de uma criança com Transtorno Global do Desenvolvimento (CID F.84), nascido em 04/04/2004, atualmente com oito anos de idade. O referido aluno, além de estudar no turno matutino, em classe especial na Escola Classe “Z”, também realiza atividades paralelas no contraturno da aula, a saber: Ecoterapia (Instituto Cavalo Solidário) e Atendimento no COMPP. Semanalmente, com dois encontros de 1 hora cada, ele participa de atendimento na Sala de Recursos no horário de aula, sempre às segundas e quintas feiras de 8h às 9h, em companhia de seu colega de classe. A criança faz uso contínuo de um único medicamento, que é “Resperdal”.
         Trata-se de uma criança tranquila, afetuosa e que tem um bom relacionamento com a família, professora, monitora e demais funcionários da escola, embora ainda não utilize a linguagem oral (pois emite alguns sons em momentos de contentamento ou frustrações). “Alfa 1” iniciou sua vida escolar aos 3 anos de idade (Estimulação Precoce no Centro de Ensino Especial) e nesta escola está matriculado em Classe Especial há 3 anos. Em conversas com a família e a professora regente, as principais angústias apresentadas foram: o comprometimento da fala e o desenvolvimento da sua aprendizagem escolar (prenome, números e letras), pois embora necessite de ajuda na sua higiene e para amarrar um cadarço ou fechar um zíper já desenvolve tarefas práticas e cotidianas com tranquilidade. Suas preferências são: carrinhos, manuseio do computador (jogos com comandos simples do tipo corrida de carros com obstáculos e labirinto) e objetos musicais (que contenham melodias ou músicas conhecidas). Ressalta-se que o aluno em foco já consegue ficar sentado para manipular/explorar brinquedos e utilizar o computador, quando é chamado pelo nome acompanha com o olhar e não apresenta resistência ao toque físico. Em momentos de insatisfação, o menino grita e chora.
         Comportamento Problema: Não reconhecer o próprio nome (letras)
         Objetivo: Construir o prenome
         Estratégias:
Com a utilização do Programa Teacch, a professora da Sala de Recursos, desenvolverá as seguintes ações:
ü  Argolas e Pinos: com a utilização de instruções simples e diretas, pausadamente, a criança deverá transferir argolas (cores amarela e azul misturadas) de um pino para outros dois pinos, seguindo a pista. A pista é a argola de cor azul fixada em um pino e a argola de cor amarela fixada no outro pino. Esta atividade estará preparando “Alfa 1” para a atividade de transposição de letra “uma para uma” na etapa de construção do prenome. Outras variantes desta atividade serão realizadas nos atendimentos individualizados com a criança;
ü  Quebra cabeça “Carro”: a imagem de um carro será dividida em seis partes, desta, cinco já estarão fixadas na base do quebra cabeça (com velcro) e a última peça, a criança irá fixar no local correto. Com esta atividade, gradativamente, aumentaremos o número de peças a serem fixadas pela criança;
ü  Cartela “Carros”: duas colunas, a primeira terá seis carros de modelos e cores diferentes, na segunda teremos um velcro correspondente a cada carrinho. A criança receberá os carrinhos para realizar fazer a associação “um para um”, inicialmente com a penas um carrinho para completar e progressivamente a dificuldade será aumentada até que ele consiga fazer a montagem de toda a cartela;
ü  “LIPE no Alfabeto”: em uma placa de EVA todo o alfabeto será fixado e todas as letras já estarão encaixadas, exceto as que compõem o apelido do aluno “LIPE”. Desta forma, o aluno poderá encaixar as letras do seu apelido. Esta atividade poderá sofrer variações: fixar só as vogais, letras alternadas, só consoantes e outros critérios definidos pela professora;
ü  “Ficha Prenome”: o aluno recebe uma ficha com a foto da criança, o prenome em ”caixa alta” e logo abaixo, teremos o velcro correspondente a cada letra para que a criança construa o seu prenome. A primeira atividade será a de estimular a criança a reconhecer a letra inicial e progressivamente as demais;
Ressalta-se que a primeira atividade pode ser confeccionada com material alternativo e de fácil acesso como: garrafinhas plásticas e argolas de jornal com durex colorido; os pinos devem ser fixados com cola quente, em prato retangular de isopor. As duas atividades seguintes podem ser montadas a partir de encartes de supermercado ou figuras retiradas de livros e deverão ser plastificadas para maior durabilidade. A atividade com o alfabeto é totalmente confeccionada em EVA. A última atividade é personalizada e também deve ser plastificada. Ressalta-se que o velcro utilizado na confecção do material é chamado de “VELO K”.



[1] Nome fictício para preservar identidade da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...