O CASO DO ALUNO “ALFA 1”[1]
O
aluno “Alfa 1” é o segundo de dois filhos e mora em residência própria, próximo
da escola, com os pais. Trata-se de uma criança com Transtorno Global do
Desenvolvimento (CID F.84), nascido em 04/04/2004, atualmente com oito anos de
idade. O referido aluno, além de estudar no turno matutino, em classe especial
na Escola Classe “Z”, também realiza atividades paralelas no contraturno da
aula, a saber: Ecoterapia (Instituto Cavalo Solidário) e Atendimento no COMPP.
Semanalmente, com dois encontros de 1 hora cada, ele participa de atendimento
na Sala de Recursos no horário de aula, sempre às segundas e quintas feiras de
8h às 9h, em companhia de seu colega de classe. A criança faz uso contínuo de
um único medicamento, que é “Resperdal”.
Trata-se
de uma criança tranquila, afetuosa e que tem um bom relacionamento com a
família, professora, monitora e demais funcionários da escola, embora ainda não
utilize a linguagem oral (pois emite alguns sons em momentos de contentamento ou
frustrações). “Alfa 1” iniciou sua vida escolar aos 3 anos de idade
(Estimulação Precoce no Centro de Ensino Especial) e nesta escola está
matriculado em Classe Especial há 3 anos. Em conversas com a família e a
professora regente, as principais angústias apresentadas foram: o
comprometimento da fala e o desenvolvimento da sua aprendizagem escolar
(prenome, números e letras), pois embora necessite de ajuda na sua higiene e
para amarrar um cadarço ou fechar um zíper já desenvolve tarefas práticas e
cotidianas com tranquilidade. Suas preferências são: carrinhos, manuseio do
computador (jogos com comandos simples do tipo corrida de carros com obstáculos
e labirinto) e objetos musicais (que contenham melodias ou músicas conhecidas).
Ressalta-se que o aluno em foco já consegue ficar sentado para
manipular/explorar brinquedos e utilizar o computador, quando é chamado pelo
nome acompanha com o olhar e não apresenta resistência ao toque físico. Em
momentos de insatisfação, o menino grita e chora.
Comportamento
Problema: Não reconhecer o próprio nome (letras)
Objetivo:
Construir o prenome
Estratégias:
Com a utilização do Programa
Teacch, a professora da Sala de Recursos, desenvolverá as seguintes ações:
ü Argolas e
Pinos: com a utilização de instruções simples e diretas,
pausadamente, a criança deverá transferir argolas (cores amarela e azul
misturadas) de um pino para outros dois pinos, seguindo a pista. A pista é a
argola de cor azul fixada em um pino e a argola de cor amarela fixada no outro
pino. Esta atividade estará preparando “Alfa 1” para a atividade de
transposição de letra “uma para uma” na etapa de construção do prenome. Outras
variantes desta atividade serão realizadas nos atendimentos individualizados
com a criança;
ü Quebra
cabeça “Carro”: a imagem de um carro será dividida em seis
partes, desta, cinco já estarão fixadas na base do quebra cabeça (com velcro) e
a última peça, a criança irá fixar no local correto. Com esta atividade,
gradativamente, aumentaremos o número de peças a serem fixadas pela criança;
ü Cartela
“Carros”: duas colunas, a primeira terá seis carros de modelos e cores
diferentes, na segunda teremos um velcro correspondente a cada carrinho. A
criança receberá os carrinhos para realizar fazer a associação “um para um”,
inicialmente com a penas um carrinho para completar e progressivamente a
dificuldade será aumentada até que ele consiga fazer a montagem de toda a
cartela;
ü “LIPE no
Alfabeto”: em uma placa de EVA todo o alfabeto será fixado e todas as
letras já estarão encaixadas, exceto as que compõem o apelido do aluno “LIPE”.
Desta forma, o aluno poderá encaixar as letras do seu apelido. Esta atividade
poderá sofrer variações: fixar só as vogais, letras alternadas, só consoantes e
outros critérios definidos pela professora;
ü “Ficha
Prenome”: o aluno recebe uma ficha com a foto da criança, o prenome em
”caixa alta” e logo abaixo, teremos o velcro correspondente a cada letra para
que a criança construa o seu prenome. A primeira atividade será a de estimular
a criança a reconhecer a letra inicial e progressivamente as demais;
Ressalta-se
que a primeira atividade pode ser confeccionada com material alternativo e de
fácil acesso como: garrafinhas plásticas e argolas de jornal com durex
colorido; os pinos devem ser fixados com cola quente, em prato retangular de
isopor. As duas atividades seguintes podem ser montadas a partir de encartes de
supermercado ou figuras retiradas de livros e deverão ser plastificadas para
maior durabilidade. A atividade com o alfabeto é totalmente confeccionada em
EVA. A última atividade é personalizada e também deve ser plastificada.
Ressalta-se que o velcro utilizado na confecção do material é chamado de “VELO
K”.
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