TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

OFICINA "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA" - PARTE II


HABILIDADES PARA QUANTIFICAÇÃO

Ø  Correspondência biunívoca: é estabelecer relação atribuindo para cada objeto um nome, ou seja, a criança precisa dizer um nome (número) para cada objeto contado;
Ø  Recitação da sequência numérica: a criança conta fazendo a correspondência um a um, mas ainda não recita corretamente;
Ø  Zoneamento dos objetos contados: a criança precisa delimitar onde começa a contagem e onde termina;
Ø  Inclusão hierárquica: é a capacidade de representar uma quantidade em um conjunto finalizando-a com a quantidade total, ou seja, nomear a coleção pelo último número contado;
Ø  Conservação: refere-se à capacidade de operar sobre os conjuntos, ou transformá-los de várias maneiras; é ter a noção de que a disposição de um conjunto não altera sua quantidade.

JOGO DOS PRATINHOS
SEQUENCIA DIDÁTICA


1º PASSO – Esparramar todos os pratinhos pelo chão e dividir a turma em duas equipes;

2º PASSO – Relação Quantidade –Quantidade

Ø  Apresentar palitinhos com a quantidade que deseja que seja encontrada entre os pratinhos (em momento algum dizer “cinco”... “um”... “dez”...).

3º PASSO – Relação Símbolo-Quantidade

Ø  Recolher todos os pratinhos que tenham esta quantidade (apresentar o número 8 sem falar que é “oito”);
Ø  Depois que as crianças recolherem os pratinhos, questionar: que número é este? Vamos ver se nos pratinhos trazidos tem mesmo esta quantidade...

4º PASSO – Agora, vocês vão pegar dois pratinhos que juntos vão dar “dez (10)”, ganhará quem recolher mais pratinhos;

5º PASSO – Jogo do “Bate Bate”

Ø  As crianças vão contando, oralmente, de zero a dez repetidas vezes;
Ø  A cada prato retirado será pronunciado um número da sequencia de 0 a 10, quando coincidir o que for falado com o pratinho, o aluno que perceber “bate”, pega o pratinho;
Ø  Ganha quem pegar mais.

6º PASSO – “Jogo a três”


Ø   Dois alunos sentados no chão, um de frente pro outro;
Ø  Cada um receberá um pratinho e o posicionará sobre a cabeça, todavia não deverá ver a quantidade que há no seu próprio prato;
Ø  Um terceiro aluno sentará de frente para os dois e dirá quanto é o total que da soma dos dois pratinhos;
Ø  A professora, então fará a pergunta: Quanto você tem? (cada um tem...). Detalhe: eles deverão efetuar, mentalmente, a subtração para saber quanto há no seu próprio pratinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...