HABILIDADES PARA QUANTIFICAÇÃO
Ø Correspondência
biunívoca:
é estabelecer relação atribuindo para cada objeto um nome, ou seja, a criança
precisa dizer um nome (número) para cada objeto contado;
Ø Recitação da sequência
numérica:
a criança conta fazendo a correspondência um a um, mas ainda não recita corretamente;
Ø Zoneamento dos objetos
contados:
a criança precisa delimitar onde começa a contagem e onde termina;
Ø Inclusão hierárquica: é a capacidade de
representar uma quantidade em um conjunto finalizando-a com a quantidade total,
ou seja, nomear a coleção pelo último número contado;
Ø Conservação: refere-se à
capacidade de operar sobre os conjuntos, ou transformá-los de várias maneiras;
é ter a noção de que a disposição de um conjunto não altera sua quantidade.
JOGO DOS PRATINHOS
SEQUENCIA DIDÁTICA
1º PASSO – Esparramar
todos os pratinhos pelo chão e dividir a turma em duas equipes;
2º PASSO – Relação
Quantidade –Quantidade
Ø Apresentar palitinhos
com a quantidade que deseja que seja encontrada entre os pratinhos (em momento
algum dizer “cinco”... “um”... “dez”...).
3º PASSO – Relação
Símbolo-Quantidade
Ø Recolher todos os
pratinhos que tenham esta quantidade (apresentar o número 8 sem falar que é
“oito”);
Ø Depois que as
crianças recolherem os pratinhos, questionar: que número é este? Vamos ver se
nos pratinhos trazidos tem mesmo esta quantidade...
4º PASSO – Agora,
vocês vão pegar dois pratinhos que juntos vão dar “dez (10)”, ganhará quem
recolher mais pratinhos;
5º PASSO – Jogo do
“Bate Bate”
Ø As crianças vão
contando, oralmente, de zero a dez repetidas vezes;
Ø A cada prato retirado
será pronunciado um número da sequencia de 0 a 10, quando coincidir o que for
falado com o pratinho, o aluno que perceber “bate”, pega o pratinho;
Ø Ganha quem pegar
mais.
6º PASSO – “Jogo a
três”
Ø Dois alunos sentados no chão, um de frente pro
outro;
Ø Cada um receberá um
pratinho e o posicionará sobre a cabeça, todavia não deverá ver a quantidade
que há no seu próprio prato;
Ø Um terceiro aluno
sentará de frente para os dois e dirá quanto é o total que da soma dos dois
pratinhos;
Ø A professora, então
fará a pergunta: Quanto você tem? (cada um tem...). Detalhe: eles deverão
efetuar, mentalmente, a subtração para saber quanto há no seu próprio pratinho.
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