O PASSO A PASSO DA LÓGICA
1. CORRESPONDÊNCIA: é a percepção da
existência da relação um a um. Ex: cada pé um sapato, cada letra um som, cada
numeral uma quantidade;
2. COMPARAÇÃO: é o ato de estabelecer
diferenças ou semelhanças. Ex: esta bola é maior do que aquela;
3. CLASSIFICAÇÃO: é o ato de separar
em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Ex: distribuição dos
alunos por série;
4. SEQUÊNCIAÇÃO: é o ato de fazer
suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre eles. Ex: chegada
dos alunos à escola;
5. SERIAÇÃO: é o ato de ordenar uma
seqüência segundo um critério; Ex: calendário, lista de chamada por ordem
alfabética, numeração das casas;
6. INCLUSÃO: é o ato de fazer abranger
um conjunto por outro; por exemplo: uvas e maçãs no conceito de frutas;
7. CONSERVAÇÃO: é o ato de perceber
que a quantidade não depende da arrumação, da forma, ou posição;
O USO DOS BLOCOS LÓGICOS EM SALA DE AULA
SEQUENCIA DIDÁTICA
1º PASSO- Reconhecimento do material: folhas
com desenhos para as crianças recobrirem com as peças;
2º PASSO- Construção de outros desenhos;
3º PASSO- Solicitar que as crianças organizem
o material do seu próprio jeito;
4º PASSO - Criar quadros com atributos do
material: cor, espessura, tamanho e forma;
5º PASSO
§
Escolher
uma peça para ser a chave do BAÚ DO TESOURO;
§ Distribuir as peças
§
Contar
uma história de pirata
§
Descrever
a chave enigmática do tesouro
§
Ou
seja, descrever seus atributos: Ex: triângulo, pequeno, fino e azul.
6º PASSO – Jogo com
os dados
Ø Todas as figuras
espalhadas no chão;
Ø Joga-se os dados;
Ø A criança terá que
pegar a peça representada nos dados.
7º PASSO – Jogo da
trilha - montar uma trilha ou um trenzinho observando o seguinte critério
Ø A próxima peça deverá
ter apenas UMA característica da peça anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...