TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

OFICINA "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA" - PARTE I

O PASSO A PASSO DA LÓGICA

1. CORRESPONDÊNCIA: é a percepção da existência da relação um a um. Ex: cada pé um sapato, cada letra um som, cada numeral uma quantidade;
2. COMPARAÇÃO: é o ato de estabelecer diferenças ou semelhanças. Ex: esta bola é maior do que aquela;
3. CLASSIFICAÇÃO: é o ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Ex: distribuição dos alunos por série;
4. SEQUÊNCIAÇÃO: é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre eles. Ex: chegada dos alunos à escola;
5. SERIAÇÃO: é o ato de ordenar uma seqüência segundo um critério; Ex: calendário, lista de chamada por ordem alfabética, numeração das casas;
6. INCLUSÃO: é o ato de fazer abranger um conjunto por outro; por exemplo: uvas e maçãs no conceito de frutas;
7. CONSERVAÇÃO: é o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, da forma, ou posição;

O USO DOS BLOCOS LÓGICOS EM SALA DE AULA
SEQUENCIA DIDÁTICA


1º PASSO- Reconhecimento do material: folhas com desenhos para as crianças recobrirem com as peças;
2º PASSO- Construção de outros desenhos;

3º PASSO- Solicitar que as crianças organizem o material do seu próprio jeito;
4º PASSO - Criar quadros com atributos do material: cor, espessura, tamanho e forma;

5º PASSO
§  Escolher uma peça para ser a chave do BAÚ DO TESOURO;
§  Distribuir as peças
§  Contar uma história de pirata
§  Descrever a chave enigmática do tesouro
§  Ou seja, descrever seus atributos: Ex: triângulo, pequeno, fino e azul.

6º PASSO – Jogo com os dados

Ø  Todas as figuras espalhadas no chão;
Ø  Joga-se os dados;
Ø  A criança terá que pegar a peça representada nos dados.

7º PASSO – Jogo da trilha - montar uma trilha ou um trenzinho observando o seguinte critério

Ø  A próxima peça deverá ter apenas UMA característica da peça anterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...