A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era
uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú
carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata
tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade
virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha.
Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro.
Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de
vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa
o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar
as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela
será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro.
Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você
diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das
crianças, preencha os atributos no quadro. Em seguida, dê outra dica:
"Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao
marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação
visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela
criança, e a peça que a criança tem na mão. A negação (segunda coluna do
quadro) leva à classificação e ajuda a compreender, por exemplo, que um número
pertence a um e não a outro conjunto numérico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...