TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vem aí mais uma história fantástica!!!

Como a receptividade das crianças com a Bruxa Cremilda foi a melhor possível, logo preparei uma nova história, também de Jonas Ribeiro “Avó Maluca Lelé da Cuca e Avó Pirada da Pá Virada”. Com esta história, buscamos mostrar as crianças que é possível amar os livros e percebê-los como um grande presente, e mais do que isto, foi possível discutir com as crianças sobre o maior legado da escola “a leitura”, como afirma Cagliari (1992, p. 148) “A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.”
Além disso, com esta história, foi possível discutir o respeito aos mais idosos (uma vez que o menino queria os livros e as avós somente o presenteava com diferentes chapéus e variados instrumentos musicais); a cada presente que o menino Jonas recebia, a expectativa das crianças era ainda maior para que ele recebesse o seu tão querido livro. Em sala de aula, as professoras discutiram bastante sobre a importância do ler, mostraram livros e as crianças conseguiram manusear com um olhar “mais curioso e radiante”. Ilustrar, produzir textos e fazer atividades voltadas para esta história foi uma das tarefas mais alegres e divertidas.
Recursos utilizados:
- Professor(a) caracterizado(a) de menino Jonas;
- 02 painéis de TNT, um para cada uma das duas avós (representado o retrato das avós);
O1 balaio grande;
- 01 mesa;
- 05 chapéus (de acordo com a descrição da história) e 01 gorro (natalino);
- Instrumentos citados na história (pandeiro, corneta, cavaquinho, sino, triângulo e chocalho);
- Livros diversos;
- Ao final, poderá distribuir pudim ou panquecas que são as especialidades culinárias das avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...