TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Corvo Comilão": meu novo amigo...

A vontade de contar histórias, de fato, me contagiou profundamente... Já estamos na terceira história! Busquei inter-relacionar a nossa cultura com a de outros países e “O Corvo Comilão” possibilitou uma verdadeira viagem para os nosso alunos! Com a utilização do origami (pássaro: corvo) e a utilização de painéis grandes e coloridos, novamente conseguimos lançar mais “uma semente” no coraçãozinho das crianças... Durante toda a história, as crianças participaram descrevendo as imagens, gesticulando (simulando o vôo do corvo), deram sugestões a ele e por vezes, reconheceram os alimentos que o “Corvo Comilão” provou e conheceu.
Em sala de aula, os professores puderam trabalhar a dobradura, mas o “corvo” do convite, foi sucesso o tempo todo! Como ele bate as asas e abre o bico, as crianças passaram o resto do ano utilizando- o para contar suas histórias e estabelecer diálogos... Pouco a pouco, docentes e eu percebemos o quanto o grafismo dos pequenos se desenvolveu e como ficou mais “fácil” trabalhar histórias e textos! Além disso, as crianças passaram a perguntar mais sobre as culturas dos locais onde o corvo passou: EUA, Alasca, Japão, Itália, Alemanha, Arábia Saudita e África. Discussões sobre o álcool, também pode ser levantada em sala de aula, uma vez que o corvo também provou o “Shop” na Alemanha.
Uma importante vantagem desta história é poder adaptar para vários finais em substituição ao capítulo em que o corvo chega à Africa, como os que já fiz:
1.     O “Corvo Comilão” experimenta o “pirulito da paz” lá no CAIC, uma das escolas que o corvo visitou. Neste caso, o cartaz contém o desenho do pirulito e o ginásio do CAIC;
2.    O “Corvo Comilão” experimenta o “pão da vida” e Jesus entra no seu coração, transformando-o no “Corvo da Salvação”, um pássaro que anuncia o evangelho da Salvação. Esta história foi contada numa Escola Bíblica de Férias ( e teve o cartaz do Shop suprimido). Neste caso, o cartaz contém o desenho de um pão e de um coração com o nome de Jesus dentro dele;
3.     O “Corvo Comilão” experimenta pastel e caldo de cana na capital do Brasil, Brasília. Neste caso, o cartaz contém um compo com caldo de cana e um pastel e o desenho do Congresso Nacional, representando a capital federal. Confira esta história no link “DEISE by BRUXA CREMILDA”.
Recursos Utilizados:
- 01 corvo (origami);
- Painéis no tamanho de uma cartolina representado a montanha onde o “Corvo Comilão” nasceu e cada país que ele visitou.
Atenção! Sempre que for fazer uma adaptação nesta história, é preciso relacionar um tipo de alimento típico com o local. Pode ser muito interessante, passear por regiões ou estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...