TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CONHEÇA O "PROJETO MOMENTO DA HISTÓRIA LEGAL"

O Projeto “Momento da História Legal” é o resultado da análise e da reflexão sobre a realidade vivenciada na Escola Classe 52 de Ceilândia em que buscamos a implementação de ações articuladas que possibilitem momentos lúdicos e de aprendizagem através do contar histórias.
Com este projeto promove-se, portanto, momentos de interação e de aprendizagem através de histórias/contos previamente selecionados, planejados e apresentados a crianças e professores da Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 4º ano). Isto significa dizer que, juntos, crianças e adultos passaram a vivenciar instantes de lazer, diversão, emoção e vontade de ler e de ampliar horizontes.
A arte de contar histórias está totalmente relacionada a vida do ser humano, pois desde a mais tenra idade a criança vivencia momentos de contação de histórias: histórias contadas pela vovó ou vovó, histórias antes de dormir, “causos” da região, histórias da infância de seus familiares, histórias criadas pela própria criança e até histórias de última hora. Os assuntos são os mais diversos: aventuras, travessuras, fantasias, suspenses, amores, poesia, informações, contos e muita imaginação. Ouvir histórias é, portanto, um momento de encanto, encontro e paixão em que tanto quem conta como quem escuta vivencia emoções diversas, estabelece relações entre o mundo real e a fantasia.
Contar histórias para crianças, independente da idade, é um ato muito válido, agradável que estimula a imaginação e a criação, tendo em vista que “O ouvir história pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer de um texto! No princípio não era o verbo?” (ABRAMOVICH, 1997, p. 23)
No seu primeiro ano de execução, 2008, esteve totalmente voltado para as classes de Educação Infantil. Em 2009, as histórias estavam vinculadas ao “Projeto Intereventivo” desenvolvido apenas com as classes de 3º ano do Ensino Fundamental. No ano de 2010, o projeto volta a ser destinado apenas às classes de Educação Infantil. E no seu 4º ano, em 2011, as histórias são contadas para todas as classes do BIA – Bloco inicial de Alfabetização, ou seja para os alunos de 1º, 2º e 3º anos anos como abertura do “Reagrupamento Interclasses” do mês.
Assim, o Projeto “Momento da História Legal” tem como base a valorização dos conhecimentos infantis, a reflexão sobre o enredo e a realidade sócio–cultural das crianças, a descoberta de histórias pouco conhecidas e também a apresentação da cultura popular.
Ressalta-se que o “Projeto Momento da História Legal” é um projeto idealizado por mim, Profª Deise Saraiva, sugerido a partir do Curso “Contadores de Histórias” da Oficina Pedagógica de Ceilândia e acolhido pela Gestão Escolar, Coordenação, Corpo docente e Alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...