A história: “Uma família feliz” é uma das histórias mais interativas que já contei... através desta história, pode-se discutir as relações familiares, além de se trabalhar conhecimentos matemáticos com as crianças através da geometria (quadrado e triângulos). A possibilidade de viajar pelo imaginário infantil também pode ser destacado nesta história.
No decorrer da história, as crianças vão associando a figura de um triângulo verde com o pai e a do triângulo vermelho com a mãe. As formas montadas no decorrer da história foram desafiadoras, mas todas as crianças conseguiram acompanhar e gritavam com uma sensação de vitória a cada forma construída.
As formas desenvolvidas com triângulos e quadrado foram: casa, barba, lenço, laço, barco, peixe, borboleta, estrela e coração. Além disso, conseguimos inserir um ritmo interessante cantando músicas que também são cantadas nas famílias há gerações: casa (era uma casa muito engraçada...), barco (meu barco é pequeno e grande é o mar...), peixe (como pode um peixe vivo viver fora d’água fria...), borboleta (borboletinha está na cozinha...) e coração (meu coração, não sei porque...).
Com essa história, podemos discutir o valor do sentimento amor que é o que une a família, a escola e a sociedade!
Recursos Utilizados:
- 01 quadrado dobrado ao meio (triângulo) na cor vermelha ou rosa para representar a “Mamãe Feliz”;
- 01 quadrado dobrado ao meio (triângulo) na cor verde ou azul para representar o “Papai Feliz”;
- 01 cartaz para cada etapa/montagem da história para facilitar a compreensão das crianças no momento de encaixar as duas peças.
Atenção! Todas as crianças deverão ter em mãos os dois triângulos (quadrados dobrados ao meio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...