TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

sábado, 8 de março de 2014

A ÁRVORE DE TOMOROMU

A ÁRVORE TAMOROMU
Mito dos Wapixana (Roraima)
           

            O homem criou uma cutia. Enquanto ela era pequena não saia de casa. Mas depois de crescida começou a andar pelo mato. Lá encontrou uma árvore grande, carregada de frutos. Comeu no chão os frutos caídos da árvore. Ela, porém, só comeu os frutos que achou no chão porque não sabia trepar na árvore.
            O dono do animal perguntou:
            __ Onde está a cutia?
            Ninguém soube responder-lhe, pois ninguém tinha visto. Depois de meio dia, ela foi aparecendo.
            __ Queres comer? – perguntou o dono.
__ Não quero, estou com a barriga cheia. – respondeu ela.
E foi deitar-se na rede.
Á tarde, o dono tornou a perguntar:
__ Queres comer?
E ela teimou:
__ Não quero, estou com a barriga cheia!
Ao clarear do dia, quando os homens se levantaram, viram que ela já tinha partido. Toda manhã era assim. Não comia em casa a comida que lhe era dada. Saía cedo e voltava ao meio dia, deitando-se em sua rede. Então o dono mandou o filho perguntar:
__ Donde vens? Para onde vais? Que é que tu comes lá?
__ Nada! – respondeu ela.
Adormeceu e falou:
__ Bum! Amendoim! Bum! Banana maçã! Bum! Banana comprida! Bum! Mandioca! Bum! Cana! Bum! Banana naanja! Bum! Banana cheirosa! Bum! Banana grossa! Bum! Milho! Bum! Feijão! Bum! Cará! Bum! Abóbora! Bum! Inhame! Bum! Melancia! Bum! Banana São Tomé! Bum! Banana São Tomé roxa! Bum! Banana iaiá! Bum! Banana sapo!

Ouvindo-a falar assim, o dono da cutia chamou a mulher, para que ela também ouvisse. Depois recomendou aos filhos:
__ Acordai bem cedo para verdes aonde é que ela vai.
As crianças acordaram antes de clarear o dia, quando a cutia ainda estava deitada. Viram-ne levantar da rede e ir direitinho para o mato. Chamaram o pai que saiu logo depois e foi encontra-la comendo.
__ é aqui que vens comer e não contas nada pra gente? – perguntou ele.
Olhou para cima e viu os galhos arriados ao peso de tanta coisa. Um galho era de amendoim, outro de cana, outro de cará, outro de abóbora, outro de batata, outro de inhame, outro de melancia, outro de banana maçã, outro de banana comprida, outro de banana cheirosa, outro de banana de São Tomé, outro de banana de São Tomé Roxa, outro de banana grossa, outro de banana iaiá, outro de banana sapo.
O homem viu aquilo, não pegou em nada e voltou. Chegando em casa, contou à mulher que vira a árvore carregada de frutos. Chamou os parentes e vizinhos. E todos correram para a casa do dono da cutia. Sabendo da descoberta, amolaram o machado e disseram:
__ Vamos derrubar a árvore para tirar as sementes!
E foram. Chegando lá, puseram-se a derrubá-la. Ao meio dia, ela caiu. Colheram os frutos e depois de colhê-los voltaram para casa. Plantaram todas as sementes. As águas do rio cobriram o toco da árvore e tudo desapareceu.
Tominicare veio e disse aos homens:
__ Por que derrubastes a árvore de Tomoromu? Agora, para comerdes, tendes de trabalhar de sol a sol. O toco da árvore virou pedra!

Curiosidades sobre os “Wapixana”

·         Indígenas de Roraima;
·         2º maior grupo indígena no Sudeste no Século XVIII;
·         Árvore Tamoromu – Mito da Grande Árvore – Mito da Árvore da Vida está presente no repertório indígena em todo Brasil;
·         TOMINIKARE – deus temido pelos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...