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By Ferramentas Blog

Quem sou eu

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Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

domingo, 1 de abril de 2012

REFLETINDO SOBRE A POESIA...

À poesia podem ser dados diferentes enfoques e em diferentes contextos, seguem a sugestão de quatro temas:
 A Inclusão Escolar: em linhas gerais, a inclusão escolar é acolher independentemente das diferenças! Desta forma, podemos utilizar esta poesia para retratar que se há em nós o desejo de acolher já iniciamos a ideia de inclusão, possivelmente, a jovem e o homem buscaram o que a gente concebia como “integração” (vamos adequar a flor ao lugar), porém a criança percebeu que “o lugar precisa se adequar às especificidades da flor” e assim ela acertou! Uma só flor e agora muitas e diversas... inclusão! Que as nossas escolas se tornem “lindos jardins”!
 Brasília no coração do cerrado: esta forma de explorar a poesia é bem interessante... assim, como a flor nasceu no meio das pedras, Brasília também passou por isto! Desbravaram o cerrado e fez nascer uma flor... “a nova capital federal” que agora está cercada por “um jardim” talvez não tão florido e lindo como o da poesia (mas, essa já é outra história... kkk)
 A escolha: a poesia nos mostra a possibilidade de mudança que vai depender do olhar que cada um terá para cada situação posta. Perceba que tanto a jovem quanto o homem tiveram a intenção de ajudar, perceberam a beleza da flor “em meio de tanta tristeza”, porém a escolha que cada um fez não mudou a realidade da flor... Todavia, a escolha da criança foi a opção que gerou mudança!
 A mudança: mesmo em meio ao caos e ao isolamento, ainda é possível mudar a realidade! A gente precisa de alguém que se coloque no nosso lugar... a criança conseguiu fazer isto, pois, assim que olha a flor se vê parecida com ela “bonita, mas sozinha”. E, talvez, por entender bem desta situação faz escolhas certas e muda o ambiente;
 A semente que fica! Do ponto de vista cristão, podemos perceber o amor de Deus pela humanidade: o mundo ainda que perdido, pode ter solução e esperança... que é a salvação em Cristo Jesus! Com Cristo no coração, há possibilidade de mudança de vida ...”nasceu no meio das pedras” e agora é “um jardim”. Para isto, é preciso seguir a verdade do evangelho dita pelo próprio Jesus “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10.15). Afinal, no reino dos céus a posição mais honrada é a de servo, Deus nos chama para servir! Na poesia, a criança se coloca nesta posição e decide servir... “Um dia regou... Outro dia trouxe terra... Outro dia podou... Depois fez um canteiro... Colocou adubo”.

Sugestões de atividades:
 Interpretação do texto poético;
 Criação de novas poesias;
 Confecção de origamis diversos (flores; caule; peças de encaixe do cubo maquete).

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