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By Ferramentas Blog

Quem sou eu

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Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO "LINUX LEGAL I"

PROJETO “LINUX LEGAL I”

1.    Identificação

Professora Responsável: Deise Saraiva (Kymyko)
Nome da Escola: Escola Classe 52 de Ceilândia - DF          
Série:  1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (matutino e vespertino)
Número de alunos: 632
Professores envolvidos: 23 professores regentes, 03 coordenadoras e 01 Supervisora Pedagógica
           
2. Problemática

            As novas tecnologias, especialmente, a informática tem se constituído em um verdadeiro desafio aos educadores que, muitas vezes, escolhem não utilizá-la por desconhecer suas contribuições e possibilidades e também por não terem o apoio necessário para aplicá-la nas atividades pedagógicas em sala de aula.
            Com o advento dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas, diariamente, professores, coordenadores, supervisores e direção são ainda mais desafiados a fazer o uso pedagógico deste valioso recurso disponível no espaço escolar.
Os Laboratórios de Informática instalados pelo MEC, sem dúvida, são de altíssima qualidade e, no caso, da Escola Classe 52 de Ceilândia, tem-se à disposição 28 computadores funcionando com acesso à internet e impressora. Todavia, o maior de todos os desafios é o Sistema Operacional, sistema pouco divulgado e conhecido por grande parte dos educadores que também já estão adaptados a utilizar o Sistema Operacional Windows. Somando-se a esta questão está, também, a falta de informação sobre o Programa “Linux Educacional” e a sua aplicabilidade nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando o dinamismo e a interação das crianças como uma outra forma de aprender e de registrar conhecimentos através do computador.
            Nesse sentido, a idéia de propor o Projeto “Linux Legal I” busca romper com a resistência ao uso da informática na sala de aula, otimizando o trabalho pedagógico do professor e a aprendizagem lúdica da criança.
           
3. Justificativa

            O Projeto “Linux Legal I” é uma proposta da Supervisora Pedagógica em parceria com as três Coordenadoras Pedagógica no intuito de otimizar o uso do Laboratório de Informática disponível na própria escola, integrando o uso do computador com as atividades escolares. Trata-se de oportunizar aos alunos e professores do Ensino Fundamental o contado com as possibilidades de aprendizagens por meio do Programa Linux Educacional através de atividades envolvendo Quebra cabeça “Tangram”.


4. Objetivos

ü  Otimizar o uso do Laboratório de Informática disponível na Escola Classe 52 de Ceilândia;
ü  Dinamizar os conhecimentos nas áreas da matemática, ciências, linguagem e artes com a utilização do Linux Educacional, contação de história e dobradura;
ü  Promover momentos de aprendizagem e de ludicidade aos alunos através de Jogo de Quebra cabeça “Tangram”;
ü  Incentivar os professores a integrar os diferentes Jogos e Atividades que o Linux Educacional disponibiliza aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

5. Conteúdo

            Português:
ü  Leitura e Interpretação de texto e imagens;
Matemática:
ü  Figuras geométricas (triângulo, quadrado e paralelogramo): noções de comparação e proporção;
Ciências:
ü  Consciência Ambiental: preservação do Meio Ambiente e dos Animais;
ü  Classificação de Animais e habitat.
Artes:
ü   Dobradura (Tangram);
ü  Tangram: identificação de figuras (humanas, animais e objetos) e formas;
ü  Colagem e pintura;
ü  Coordenação Viso-motora;

6. Disciplinas envolvidas

            O Projeto “Linux Legal I” apresenta uma perspectiva interdisciplinar ao integrar conceitos e conhecimentos nas áreas de Português, Matemática, Ciências e Artes com a bagagem cultural do aluno.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

            O Projeto “Linux Legal I” será desenvolvido em quatro etapas nas classes de 4º e 5º anos no decorrer do mês de setembro/11 com um encontro de 5 horas às sextas feiras. Nas classes de BIA – Bloco Inicial de Alfabetização (1º ao 3º ano) também haverá quatro etapas no decorrer do mês de outubro/11 com um encontro de 3 horas, às quintas feiras.
            Etapas - 4º e 5º anos do Ensino Fundamental:
                     I.        Apresentação da história “Os Animais do Mundinho” (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen) pela personagem Kymyko e suas primas Kyssuky e Kyxyque, com a utilização de Grande Círculo (Mundinho) e 14 fatias do tipo pizza (com as partes da história e animais confeccionados com Tangram);
                    II.        Dobradura “Tangram” e desafio (montar o quadrado inicial com as 7 peças do Tangram);
                   III.        Utilização do Linux Educacional “Jogo Quebra cabeça Tangram” no Laboratório de Informática e desafio (montar a silhueta “galinho”);
                  IV.        Confecção dos “Animais do Mundinho” através de Tangram, com recortes e colagens.

Etapas - BIA - 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental:
                     I.        Apresentação da história “Os Animais do Mundinho” (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen) pela personagem Kymyko e suas primas Kyssuky e Kyxyque, com a utilização de Grande Círculo (Mundinho) e 14 fatias do tipo pizza (com as partes da história e animais confeccionados com Tangram);
                    II.        Dobradura “Tangram”;
                   III.        Utilização do Linux Educacional “Jogo Quebra cabeça Tangram” no Laboratório de Informática;
                  IV.        Confecção dos “Animais do Mundinho” através do Tangram com recortes/colagens e atividades dirigidas planejadas pela coordenadora pedagógica do BIA, Profª Paola.

8. Recursos a serem utilizados

ü  Grande Círculo e 14 fatias tipo pizza;
ü  Folhas de Papel A4 branco;
ü  Folhas de Papel A4 colorido com Tangram;
ü  Cola, tesoura, lápis de cor e canetinha;
ü  Laboratório de Informática da EC 52 (com 28 máquinas em perfeito estado de conservação e em funcionamento).

9. Registro do processo

ü  As atividades desenvolvidas no Projeto (e cada uma de suas etapas) serão registradas no Diário de Classe do Professor Regente das turmas envolvidas;
ü  O Projeto “Linux Legal I” estará disponível, também, no blog: deiseamahistorias.blogspot.com.


10.  Avaliação e Resultados esperados

A avaliação do Projeto “Linux Legal I” será feita através:
ü   da observação da professora responsável pelo projeto quanto ao empenho e a participação dos alunos nas atividades propostas;
ü  da fala espontânea das crianças no decorrer das atividades;
ü  do registro escrito das crianças sobre as atividades desenvolvidas;
ü  da apreciação oral dos professores após a aplicação do projeto e registro escrito dos mesmos.
Com o Projeto “Linux Legal I” espera-se que professores e alunos se encantem com o Programa Linux Educacional e se sintam motivados a utilizar o Laboratório de Informática e todo o potencial de aprendizagem que ele pode proporcionar.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

ü  O Projeto será socializado na apresentação final do curso “Linux Educacional”, nas Coordenações Coletivas na EC 52, no encontro de outubro/11 no CRA P Sul e também no blog: deiseamahistorias.blogspot.com.

12. Referências Bibliográficas

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Os animais do Mundinho. 1 ed. São Paulo: DCL, 2007.

RAMOS, Edla Maria Faust; ARRIADA, Mônica Carapeços; FIORENTINE, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. 2 ed. Brasília: MEC, 2009.

13. Professoras Colaboradoras
ü  Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil: Profª Rosemare Gonçalves (Kyxyique);
ü  Coordenadora Pedagógica do BIA: Profª Paola Matos;
ü  Coordenadora Pedagógica de 4º e 5º anos: Profª Aracely Oliveira (Kyssuky).

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