TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hábito de Estudo: um desafio da criança de hoje

       
         A proposta da história “Uma viagem muito especial” partiu do Serviço de Orientação Educacional da nossa escola com a Orientadora Mônica Moreira, tendo em vista a necessidade de levantar ações que auxiliem os alunos em relação aos estudos em casa. Assim, surge a proposta do “Projeto Hábitos de Estudos – SOE” cujo objetivo geral é: criar no grupo discente o hábito de estudar, incentivando a autonomia nos estudos ao organizar o material escolar diariamente e com a criação de uma rotina propicia para o desenvolvimento da aprendizagem. Os objetivos específicos são: Despertar no aluno o interesse pelos estudos, incentivando a autonomia e organização do material; Criar um ambiente escolar adequado para a aprendizagem na escola e em casa; Combater a prática de Bullying; Criar uma rotina de estudos diários; Participar os pais do processo de aprendizagem orientando quando à autonomia que a criança deve ter desde cedo. Esta proposta de trabalho contou com a organização de três encontros com todas as turmas de 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e um encontro com os pais (na reunião bimestral, dia em que receberam um manual de orientações de como ajudar seu filho em casa).
O primeiro encontro, o de abertura do projeto, foi realizado com a apresentação da dramatização “Uma viagem muito especial”. A partir da encenação sugere-se que se aborde os seguintes aspectos:
ü  O preparo diário e a organização do material escolar na mochila;
ü  A organização de lanche, complementar ao da escola;
ü  O zelo e o cuidado com o material escolar, especialmente livros e cadernos;
ü  Ressalte-se a importância do uso da agenda como uma estratégia para anotação das tarefas de casa e também de comunicação entre escola e familiares e vice versa;
ü  Organização das atividades tanto em relação às de sala como as de casa;
ü  Privilegiar e valorizar o trabalho pedagógico diário desenvolvido na escola.
O segundo encontro, buscará a reflexão coletiva sobre a prática do Bullying que, por vezes, desestimulam os alunos a participar e freqüentar as atividades escolares. Estas questões foram abordadas com a orientadora educacional com a utilização de um tipo de caixa surpresa em que cada aluno retira uma “frase/pensamento otimista” (com uma balinha) e faz os comentários que julgar importante. Neste momento cada criança tem a oportunidade de identificar qualidades em si e nos colegas, privilegiando a autoestima positiva e resistindo ao Bullying. Propõe-se a construção de um acordo coletivo de respeito mútuo.
O terceiro e último encontro é destinado à construção de um plano de estudo semanal para os momentos em que os alunos estão fora do contexto escolar, ou seja, de uma agenda e de um cronograma de ações diárias para a formação do hábito de estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom saber que você está participando do meu blog... Deixe seu comentário e eu, com o maior carinho, apreciarei a sua opinião e/ou sugestão.Obrigada pela visita! Volte sempre...