TRADUÇÃO/TRANSLATOR

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Ceilândia, Distrito Federal, Brazil
Eu sou a educadora Deise Saraiva,graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Pós graduada em Educação Especial - Deficiência Mental também pela UCB, Pós Graduada em Formação de Professores pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela UnB. Com vasta experiência em diferentes áreas de atuação na educação: alfabetização, supervisão educacional, gestão escolar, formação de professores e professora especialista em Sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado para alunos especiais). Sou membro da RIC - Rede Internacional de Cuentacuentos, fundadora do grupo de contadores de histórias "Histórias e Tagarelices" (DF) e, claro, totalmente, apaixonada por histórias! Além disso tudo, ainda tenho a marca do sangue de Jesus em minha vida e por isto amo anunciar o Evangelho também através de histórias... Em fim, amo histórias, amo minha família, amo o meu trabalho e amo o meu DEUS!!!!

sábado, 22 de outubro de 2011

O "LINUX LEGAL I" ESTÁ ACABANDO... MAS O "II" VEM AÍ...

A experiência de atrelar histórias, origami e informática (com o Linux Educacional) foi simplesmente fantástica! Crianças desde o 1º ano do BIA até o 5º ano do Ensino Fundamental de 9 Anos aprenderam se divertindo muito no decorrer destes 2 meses de trabalho coletivo! Finalmente, apresentamos o nosso trabalho e o nosso professor Marlon, assim como os colegas, ficaram fascinados com a proposta e o andamento das atividades... E vocês acham que já acabou? Que nada!!! Vem aí o " Projeto Linux Educacional II", desta vez, vamos atender as crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos) até o 3º ano do BIA. Viva!!!! A gente ama o que faz...

AGORA, COM OS PEQUENINOS...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Avaliação: estamos no caminho...

Atividade: "Animais do meu Mundinho"

Mediação: palavra de ordem...

Criançada, mãos à obra!!!

Construa você mesmo o Tangram!

Kymyko contando a história...

Perguntas que você deve estar fazendo agora...

ü  Como baixar o Programa “Linux Educacional” no meu computador para desenvolver o projeto na minha escola? Fácil, bastar acessar o link no nosso blog, fazer o download e aproveitar ao máximo!
ü  Como encontrar o Jogo – Tangram no Laboratório de Informática – LINUX da minha escola? Click no botão INICIAR, selecione PROGRAMAS EDUCACIONAIS, siga para MULTIDISCIPLINAR, SÉRIE EDUCACIONAL, QUEBRA CABEÇAS (3º ícone) e finalmente TANGRAM;
ü  O que fazer para receber a visita de Kymyko e de suas primas Kyssuky e Kyxyque na minha escola e quem sabe com uma oficina de origamis/dobraduras? Entre em contato através do e-mail solamine@hotmail.com (Professora Deise) e informamos os encaminhamentos a serem feitos.

História "Os Animais do Mundinho"

OS ANIMAIS DO MUNDINHO
INGRID BIESEMEYER

ERA UMA VEZ UM MUNDINHO...
... ONDE VIVIAM MUITOS ANIMAIS ...
DE VÁRIOS TAMANHOS, TIPOS E CORES.
OS ANIMAIS ENCONTRAVAM-SE POR TODO O MUNDINHO: EM SUAS ÁGUAS, OCEANOS, LAGOS E RIOS.
E EM SUAS TERRAS, FLORESTAS, CAMPOS E CIDADES.
NAS TERRAS DO MUNDINHO VIVIAM ANIMAIS COM QUATRO PATAS, QUE TINHAM O CORPO COBERTO DE PÊLOS.
NASCIAM DA BARRIGA DA MÃE E MAMAVAM QUANDO PEQUENOS: ERAM OS MAMÍFEROS.
OUTROS ANIMAIS QUE HABITAVAM O MUNDINHO TINHAM SEU CORPO COBERTO POR PENAS: ERAM AS AVES.
POSSUÍAM BICO, ASAS, DOIS PÉS E NASCIAM DE OVOS.
NAS ÁGUAS DO MUNDINHO VIVIAM TAMBÉM OUTROS ANIMAIS QUE NASCIAM DE OVOS: OS PEIXES.
ELES TINHAM NADADEIRAS E SEU CORPO ERA COBERTO POR ESCAMAS.
NO MUNDIAM EXISTIAM TAMBÉM ALGUNS ANIMAIS COM PATAS BEM CURTAS E OUTROS SEM PATAS, QUE RASTEJAVAM PARA SE LOCOMOVER.
ELES NASCIAM DE OVOS E TINHAM COURO OU CASCO DURO: ERAM OS REPTÉIS.
NO MUNDINHO HABITAVAM ANIMAIS QUE VIVIAM TANTO NA ÁGUA COMO NA TERRA, NÃO POSSUÍAM PELO, PENA OU ESCAMA, RESPIRAVAM PELA PELE E REPRODUZIAM-SE NA ÁGUA: ERAM OS ANFÍBIOS.
NAS FLORESTAS, MATAS E CAMPOS DO MUNDINHO ENCONTRAVAM-SE OS ANIMAIS SELVAGENS E SILVESTRES. O COMÉRCIO E A CAÇA DESSES ANIMAIS ERAM PROIBIDOS POR LEI.
OS HOMENZINHOS DA CIDADE, COMO OS DO CAMPO, TINHAM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: ERAM OS BICHOS DOMÉSTICOS.
MAS NO MUNDINHO EXISTIAM ANIMAIS QUE NÃO ERAM DE MUITA AMIZADE: OS NOCIVOS. PERIGOSOS PARA A SAÚDE DOS HOMENZINHOS, ESSES ANIMAIS TRANSMITIAM DOENÇAS.
OS HOMENZINHOS SABIAM DA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A NATUREZA DO MUNDINHO.
ELES CUIDAVAM DOS SEUS ANIMAIS, PROTEGENDO-OS SEMPRE E RESPEITANDO O DIREITO À VIDA DE CADA UM.
VIVA OS ANIMAIS DO MUNDINHO!!!

PROJETO "LINUX LEGAL I"

PROJETO “LINUX LEGAL I”

1.    Identificação

Professora Responsável: Deise Saraiva (Kymyko)
Nome da Escola: Escola Classe 52 de Ceilândia - DF          
Série:  1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (matutino e vespertino)
Número de alunos: 632
Professores envolvidos: 23 professores regentes, 03 coordenadoras e 01 Supervisora Pedagógica
           
2. Problemática

            As novas tecnologias, especialmente, a informática tem se constituído em um verdadeiro desafio aos educadores que, muitas vezes, escolhem não utilizá-la por desconhecer suas contribuições e possibilidades e também por não terem o apoio necessário para aplicá-la nas atividades pedagógicas em sala de aula.
            Com o advento dos Laboratórios de Informática nas escolas públicas, diariamente, professores, coordenadores, supervisores e direção são ainda mais desafiados a fazer o uso pedagógico deste valioso recurso disponível no espaço escolar.
Os Laboratórios de Informática instalados pelo MEC, sem dúvida, são de altíssima qualidade e, no caso, da Escola Classe 52 de Ceilândia, tem-se à disposição 28 computadores funcionando com acesso à internet e impressora. Todavia, o maior de todos os desafios é o Sistema Operacional, sistema pouco divulgado e conhecido por grande parte dos educadores que também já estão adaptados a utilizar o Sistema Operacional Windows. Somando-se a esta questão está, também, a falta de informação sobre o Programa “Linux Educacional” e a sua aplicabilidade nas diferentes áreas do conhecimento, possibilitando o dinamismo e a interação das crianças como uma outra forma de aprender e de registrar conhecimentos através do computador.
            Nesse sentido, a idéia de propor o Projeto “Linux Legal I” busca romper com a resistência ao uso da informática na sala de aula, otimizando o trabalho pedagógico do professor e a aprendizagem lúdica da criança.
           
3. Justificativa

            O Projeto “Linux Legal I” é uma proposta da Supervisora Pedagógica em parceria com as três Coordenadoras Pedagógica no intuito de otimizar o uso do Laboratório de Informática disponível na própria escola, integrando o uso do computador com as atividades escolares. Trata-se de oportunizar aos alunos e professores do Ensino Fundamental o contado com as possibilidades de aprendizagens por meio do Programa Linux Educacional através de atividades envolvendo Quebra cabeça “Tangram”.


4. Objetivos

ü  Otimizar o uso do Laboratório de Informática disponível na Escola Classe 52 de Ceilândia;
ü  Dinamizar os conhecimentos nas áreas da matemática, ciências, linguagem e artes com a utilização do Linux Educacional, contação de história e dobradura;
ü  Promover momentos de aprendizagem e de ludicidade aos alunos através de Jogo de Quebra cabeça “Tangram”;
ü  Incentivar os professores a integrar os diferentes Jogos e Atividades que o Linux Educacional disponibiliza aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

5. Conteúdo

            Português:
ü  Leitura e Interpretação de texto e imagens;
Matemática:
ü  Figuras geométricas (triângulo, quadrado e paralelogramo): noções de comparação e proporção;
Ciências:
ü  Consciência Ambiental: preservação do Meio Ambiente e dos Animais;
ü  Classificação de Animais e habitat.
Artes:
ü   Dobradura (Tangram);
ü  Tangram: identificação de figuras (humanas, animais e objetos) e formas;
ü  Colagem e pintura;
ü  Coordenação Viso-motora;

6. Disciplinas envolvidas

            O Projeto “Linux Legal I” apresenta uma perspectiva interdisciplinar ao integrar conceitos e conhecimentos nas áreas de Português, Matemática, Ciências e Artes com a bagagem cultural do aluno.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

            O Projeto “Linux Legal I” será desenvolvido em quatro etapas nas classes de 4º e 5º anos no decorrer do mês de setembro/11 com um encontro de 5 horas às sextas feiras. Nas classes de BIA – Bloco Inicial de Alfabetização (1º ao 3º ano) também haverá quatro etapas no decorrer do mês de outubro/11 com um encontro de 3 horas, às quintas feiras.
            Etapas - 4º e 5º anos do Ensino Fundamental:
                     I.        Apresentação da história “Os Animais do Mundinho” (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen) pela personagem Kymyko e suas primas Kyssuky e Kyxyque, com a utilização de Grande Círculo (Mundinho) e 14 fatias do tipo pizza (com as partes da história e animais confeccionados com Tangram);
                    II.        Dobradura “Tangram” e desafio (montar o quadrado inicial com as 7 peças do Tangram);
                   III.        Utilização do Linux Educacional “Jogo Quebra cabeça Tangram” no Laboratório de Informática e desafio (montar a silhueta “galinho”);
                  IV.        Confecção dos “Animais do Mundinho” através de Tangram, com recortes e colagens.

Etapas - BIA - 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental:
                     I.        Apresentação da história “Os Animais do Mundinho” (Ingrid Biesemeyer Bellinghausen) pela personagem Kymyko e suas primas Kyssuky e Kyxyque, com a utilização de Grande Círculo (Mundinho) e 14 fatias do tipo pizza (com as partes da história e animais confeccionados com Tangram);
                    II.        Dobradura “Tangram”;
                   III.        Utilização do Linux Educacional “Jogo Quebra cabeça Tangram” no Laboratório de Informática;
                  IV.        Confecção dos “Animais do Mundinho” através do Tangram com recortes/colagens e atividades dirigidas planejadas pela coordenadora pedagógica do BIA, Profª Paola.

8. Recursos a serem utilizados

ü  Grande Círculo e 14 fatias tipo pizza;
ü  Folhas de Papel A4 branco;
ü  Folhas de Papel A4 colorido com Tangram;
ü  Cola, tesoura, lápis de cor e canetinha;
ü  Laboratório de Informática da EC 52 (com 28 máquinas em perfeito estado de conservação e em funcionamento).

9. Registro do processo

ü  As atividades desenvolvidas no Projeto (e cada uma de suas etapas) serão registradas no Diário de Classe do Professor Regente das turmas envolvidas;
ü  O Projeto “Linux Legal I” estará disponível, também, no blog: deiseamahistorias.blogspot.com.


10.  Avaliação e Resultados esperados

A avaliação do Projeto “Linux Legal I” será feita através:
ü   da observação da professora responsável pelo projeto quanto ao empenho e a participação dos alunos nas atividades propostas;
ü  da fala espontânea das crianças no decorrer das atividades;
ü  do registro escrito das crianças sobre as atividades desenvolvidas;
ü  da apreciação oral dos professores após a aplicação do projeto e registro escrito dos mesmos.
Com o Projeto “Linux Legal I” espera-se que professores e alunos se encantem com o Programa Linux Educacional e se sintam motivados a utilizar o Laboratório de Informática e todo o potencial de aprendizagem que ele pode proporcionar.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

ü  O Projeto será socializado na apresentação final do curso “Linux Educacional”, nas Coordenações Coletivas na EC 52, no encontro de outubro/11 no CRA P Sul e também no blog: deiseamahistorias.blogspot.com.

12. Referências Bibliográficas

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Os animais do Mundinho. 1 ed. São Paulo: DCL, 2007.

RAMOS, Edla Maria Faust; ARRIADA, Mônica Carapeços; FIORENTINE, Leda Maria Rangearo. Introdução à Educação Digital. 2 ed. Brasília: MEC, 2009.

13. Professoras Colaboradoras
ü  Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil: Profª Rosemare Gonçalves (Kyxyique);
ü  Coordenadora Pedagógica do BIA: Profª Paola Matos;
ü  Coordenadora Pedagógica de 4º e 5º anos: Profª Aracely Oliveira (Kyssuky).

Nossos momentos de dramatização...

Uma boa história pra contar e encenar!

UMA VIAGEM MUITO ESPECIAL...
(Versão: Deise Saraiva)

Conta-se a história de três irmãs que vão fazer três viagens diferentes... São elas: Sá (Profª Deise), Saló (Profª Naiara) e Salomé (Profª Mônica). Uma personagem, por vez, adentra o auditório/pátio portando sua respectiva mala/bolsa de viajem.
A primeira a entrar é SÁ, a menina vestida com roupas confortáveis, carregando uma vara de pescar, uma maleta preta, uma cadeira (tipo de bar) e uma bolsa...

: Bom dia, pessoal! Eu sou a Sá e estou indo fazer uma viagem espetacular... Vocês nem fazem idéia o quanto ela vai ser legal!!! Será que alguém consegue imaginar para onde eu vou? (mostrando a maleta, vara de pescar e cadeira para as crianças)

(... Neste momento, as crianças tem a oportunidade de expor as suas idéias oralmente...)

: Hummm... eu vou pescar uns peixes super interessantes... uns tucunarés maravilhosos lá na Serra da Mesa. Para isto, estou levando tudo que preciso... uma vara de pescar com este molinete para que eu possa arremessar a isca em longas distancias... uma cadeira bem prática... esta maleta, repleta de iscas... vejam só... este peixinho parece até de verdade! Tem, também, alicate, anzóis de diferentes tamanhos, pesos, linhas e uma faca para limpar o meu tucunaré! E a minha bolsa com uma muda de roupa, documentos, protetor solar, repelente de insetos, uma garrafa com água e um lanchinho enquanto o peixe não chega...
Êpa! Alguém viu por aí as minhas duas irmãs? Aquelas enroladas... Ah, lá vem uma delas!!!

(Entra a personagem Saló com roupas típicas de quem vai a algum clube ou praia)

SALÓ: Oi pessoal! Oi Sá! Mas que roupa é esta? Parece que vai pescar...
: E vou mesmo! E você está indo para onde?
SALÓ: Estou indo fazer uma super viagem... Vou para Caldas Novas... e estou levando tudo que preciso... meu guarda sol, uma espreguiçadeira, minha cadeira de praia e a minha bolsa... Nesta bolsa estou levando: minha garrafa com água, toalha, batom, meu protetor solar, documentos e um lanche super leve... Essa minha viagem vai ser o máximo!!!
Mas, Sá... eu e você estamos aqui... cadê aquela nossa irmã????
: Sei lá... vamos chamá-la, quem sabe ela aparece...
SÁ e SALÓ: SALOMÉ!!!

(Neste momento, entra a terceira personagem vestida com uniforme escolar, lendo um livro e puxando sua mochila...)

SALOMÉ: Olá pessoal! Bom dia! (referindo-se à platéia) Oi meninas! Mas, onde é que vocês pensam que vão???? (referindo-se às irmãs)
SÁ e SALÓ: Nós? Nós vamos viajar...
: Eu vou pescar lá na Serra da Mesa!
SALÓ: E eu vou para os clubes de Caldas Novas!
SÁ e SALÓ: E você? Não vai viajar? Viaje comigo!!!
SALOMÉ: Bem pessoal, eu sou a Salomé e vou fazer uma viajem fantástica ... uma viajem que não acontece somente em um dia...
: Nossa! Mas que viagem é esta?
SALÓ: Isto mesmo, fale! Conte pra gente para onde você vai.
SALOMÉ: Ah... Nesta viajem, em praticamente um ano, eu conheço não apenas um peixe como o tucunaré, mas muitos outros... viajo por mares, rios e oceanos! Nesta viajem especial, eu passo por muitos lugares lindos... por todas as praias do Brasil e por vários países! Não fico apenas em Caldas Novas – GO.
SALÓ: Nossa! Que viagem tão legal é esta? Como pode ser?
SALOMÉ: Já! Já! Vocês saberão... A cada viagem que faço, aprendo tantas coisas novas... por exemplo, alguém sabe quantos ossos temos no corpo humano?

(ouve as várias respostas...)

: Eu sei! São 123 ossinhos...
SALOMÉ: Hum? São 206 ossos! (e apresenta o Sr Esqueleto)
                 Alguém sabe quantos países temos no mundo????

(Sá se arrisca mais uma vez e chuta uma quantidade ...)

: Tem uns 59!
SALOMÉ: É? Errado! No nosso mundo temos, de acordo com a ONU, 191 países! (e demonstra o globo terrestre)
SALÓ: É... essa viagem da Salomé é tão interessante... Mas, vamos logo! Abra logo esta mala! O que há dentro dela? Quero descobrir para onde você vai...
SALOMÉ: Tudo bem... Mas, preciso falar para vocês duas e a todos que estão aqui que para fazer esta viagem tão especial é preciso preparo, planejamento e organização... Vou então abrir a minha mala!
SÁ e SALÓ: Oba!!!

(De imediato, as duas irmãs se oferecem para segurar a mala e conferir o quê Salomé levará de tão especial)

SALOMÉ: Então vamos lá... Para esta viagem fantástica!!
                 Bem, para esta viagem preciso levar minha garrafa com água afinal nossos dias estão tão secos... com baixa umidade... também vou levar um globo terrestre ... livros com lindas histórias...
: Ah, deixa eu ver este aqui... que bacana!
SALOMÉ: também estou levando canetinhas... lápis de cor... apontador... borracha e lápis... régua... cadernos... uma agenda para anotar recados e tarefas complementares...
SALÓ: Acho que sei para onde você vai... você vai fazer uma viagem fantástica para a escola?
SALOMÉ: É isto mesmo! A escola é o lugar onde nós podemos viajar por todo o mundo, aprendemos e conhecemos coisas novas a cada dia... esta viagem não é feita sozinha como as de vocês duas que uma vai sozinha para Serra da Mesa e a outra vai sozinha para Caldas Novas e em pleno período de atividades escolares! Nesta minha viagem todos podem me acompanhar e para Caldas Novas e Serra da Mesa poderíamos ir na época das férias... Quem gostaria de me acompanhar na viagem ao mundo da escola, dos livros e da imaginação???? (referindo-se às crianças)
Quantos gostariam de participar dessa viagem maravilhosa? Esta será uma viagem fantástica repleta de amizade, descobertas, conquistas..... A cada, descobrimos algo novo e mais coisas necessárias para fazermos a viagem mais FANTÁSTICA DO ANO!!!
: Eu quero ir!
SALOMÉ: Eu também quero!
Então vamos amiguinhos, amiguinhas e minhas queridas irmãs... com o nosso material organizado e com um bom planejamento, vamos fazer da nossa viagem um sucesso nestes 200 dias letivos... Porque para descobrir os mistérios dos estudos basta se juntar a nós ... Vamos! Vamos!

Assim, Sá e Saló deixam de lado suas malas, pegam livros, se juntam a Salomé e seguem rumo à escola!

Hábito de Estudo: um desafio da criança de hoje

       
         A proposta da história “Uma viagem muito especial” partiu do Serviço de Orientação Educacional da nossa escola com a Orientadora Mônica Moreira, tendo em vista a necessidade de levantar ações que auxiliem os alunos em relação aos estudos em casa. Assim, surge a proposta do “Projeto Hábitos de Estudos – SOE” cujo objetivo geral é: criar no grupo discente o hábito de estudar, incentivando a autonomia nos estudos ao organizar o material escolar diariamente e com a criação de uma rotina propicia para o desenvolvimento da aprendizagem. Os objetivos específicos são: Despertar no aluno o interesse pelos estudos, incentivando a autonomia e organização do material; Criar um ambiente escolar adequado para a aprendizagem na escola e em casa; Combater a prática de Bullying; Criar uma rotina de estudos diários; Participar os pais do processo de aprendizagem orientando quando à autonomia que a criança deve ter desde cedo. Esta proposta de trabalho contou com a organização de três encontros com todas as turmas de 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e um encontro com os pais (na reunião bimestral, dia em que receberam um manual de orientações de como ajudar seu filho em casa).
O primeiro encontro, o de abertura do projeto, foi realizado com a apresentação da dramatização “Uma viagem muito especial”. A partir da encenação sugere-se que se aborde os seguintes aspectos:
ü  O preparo diário e a organização do material escolar na mochila;
ü  A organização de lanche, complementar ao da escola;
ü  O zelo e o cuidado com o material escolar, especialmente livros e cadernos;
ü  Ressalte-se a importância do uso da agenda como uma estratégia para anotação das tarefas de casa e também de comunicação entre escola e familiares e vice versa;
ü  Organização das atividades tanto em relação às de sala como as de casa;
ü  Privilegiar e valorizar o trabalho pedagógico diário desenvolvido na escola.
O segundo encontro, buscará a reflexão coletiva sobre a prática do Bullying que, por vezes, desestimulam os alunos a participar e freqüentar as atividades escolares. Estas questões foram abordadas com a orientadora educacional com a utilização de um tipo de caixa surpresa em que cada aluno retira uma “frase/pensamento otimista” (com uma balinha) e faz os comentários que julgar importante. Neste momento cada criança tem a oportunidade de identificar qualidades em si e nos colegas, privilegiando a autoestima positiva e resistindo ao Bullying. Propõe-se a construção de um acordo coletivo de respeito mútuo.
O terceiro e último encontro é destinado à construção de um plano de estudo semanal para os momentos em que os alunos estão fora do contexto escolar, ou seja, de uma agenda e de um cronograma de ações diárias para a formação do hábito de estudar.